WhatsApp
PH Serviços SP - (11) 97037-7100
Desentupidora Desentupimentos Rede de Esgoto Desentupir Água Pluvial Encanador Entupiu Fossa ZAP Residência Condomínio Empresa

Artigos: O Que Causa a Constipação?

PH Serviços SP Desentupidora

Número de Telefone para Desentupimentos (11) 97037-7100

Desentupidora na Zona Sul de São Paulo

SELEÇÕES PH

Nós selecionamos aqui artigos sobre diversos assuntos que achamos que os nossos clientes vão gostar. Assista.

O que causa a constipação

Ir ao banheiro faz parte do dia a dia dos seres humanos. Mas de vez em quando bate uma prisão de ventre. Uma condição que causa uma obstrução do nosso sistema digestivo.

O alimento que ingerimos pode levar vários dias para deixar o nosso corpo e a prisão de ventre pode se tornar crônica para muita gente, com fezes rugosas e endurecidas sendo liberadas com muito esforço.

O que está por traz desse incômodo fenômeno?

A prisão de ventre começa no cólon, também chamado de intestino grosso. Esse órgão muscular se divide em quatro partes: cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmóide e este último liga-se ao reto e ao ânus.

O intestino delgado leva as fezes, que consistem do alimento ingerido, bílis e sucos gástricos até o intestino grosso. Conforme essas fezes caminham pelo cólon, o órgão absorve a maior parte da água contida nelas, transformando-as de líquidas em sólidas. Quanto mais tempo levar essa transformação mais absorção ocorrerá, resultando em fezes cada vez mais endurecidas. Ao chegarem ao cólon sigmóide, ocorre um último momento de absorção antes da entrada no reto, distendendo suas paredes e sinalizando ao esfíncter anal interior para que relaxe. 

É ai que normalmente podemos decidir se vamos eliminar ou reter as fezes. Esse mecanismo é regulado pelos músculos do assoalho pélvico, mais especificamente pelo músculo puborretal e polo esfíncter anal exterior. O músculo puborretal cria um formato de anzol em torno do reto, chamado de ângulo anorretal. Quando relaxamos voluntariamente nosso esfíncter anal exterior as fezes são finalmente expelidas. 

Porem quando estamos com prisão de ventre, a vontade de ir ao banheiro não basta para que nosso corpo entre em ação. Normalmente são dois os fatores por trás desse problema: o movimento lento das fezes ao longo do cólon e/ou disfunção no assoalho pélvico.

No primeiro caso as fezes se movem de forma lenta demais nos intestinos, causando super absorção de líquidos o que as deixa secas e endurecidas. Na disfunção do assoalho pélvico, fica difícil as fezes serem liberadas pelo reto porque os músculos do assoalho pélvico estão tensionados ou devido a um prolapso do órgão pélvico. normalmente em decorrência de trabalho de parto ou da idade. Ambos os problemas deixam o ângulo anorretal mais agudo tornando difícil a eliminação dos dejetos.

Para identificar com precisão a prisão de ventre, pesquisadores desenvolveram métodos como a Escala de Fezes de Bristol. A maioria das pessoas quando vê a escala consegue dizer se já teve prisão de ventre antes.

Ao usarmos o sanitário, a posição ideal é a de cócoras. Sentados corretamente no vaso sanitário, podemos coloca nossos pés em cima de um banquinho, e nos inclinarmos para frente com as costas retas, o que deixa reto o ângulo anorretal e facilita a passagem das fezes.

Ficar um dia sem ir ao banheiro não é necessariamente preocupante, mas você tem tido prisão de ventre com frequência mudanças simples na dieta e no estilo de vida como a ingestão de fibras vegetais, exercícios regulares, massagem abdominal e de seis a oito copos de água por dia podem ajudar a restaurar a sua visita diária ao sanitário.

 

fonte: Ted-ed

What causes constipation? - Heba Shaheed

 

30/05/23